Este site usa cookies para melhorar a experiência. Ao navegar no site está a concordar com o seu uso. Saiba mais sobre os Termos de Utilização.

Há cultura em casa

Entretenimento

Há cultura em casa | #fiqueemcasa

No mês de abril, a cultura não sai à rua. Mas não se preocupe. Não a perdemos de vista! Sem colocar o pé em risco, a cultura pede licença para entrar em casa. Só tem de abrir a porta!


1 – Porta aberta na Casa Fernando Pessoa

Não é a mesma pela qual se faz a entrada habitualmente, mas não deixa de ser uma porta de entrada para o mundo de Fernando Pessoa. Nos dias úteis, a partir das 16h, a equipa da Casa Fernando Pessoa lê poemas e textos curtos ao telefone de quem está afastado das redes sociais. As inscrições fazem-se pelo 914 342 537, por chamada ou SMS, entre as 10h e as 14h.

Inscreva-se, passe a palavra e fique ligado pela poesia!

View this post on Instagram

Queremos chegar a quem não está no Instagram. Ajudam-nos a passar a palavra? #ligadospelapoesia #connectedthroughpoetry #culturaemcasa #lisboaculturaemcasa #leiturasaouvido

A post shared by Casa Fernando Pessoa (@casafernandopessoa) on

2 – Tragédia uma vez à semana

Abrem-se as portas ao teatro. Até 25 de abril, há um novo espetáculo do Teatro D. Maria II todas as sextas e sábados às 21h. As sextas-feiras estão reservadas às tragédias, com Agamémnon e Electra, de Tiago Rodrigues, marcadas para o dia 10 e 17 de abril, respetivamente. Já no dia 24, sobe ao palco a encenação de Mónica Garnel com Antígona

Aos sábados assiste-se aos clássicos em versão contemporânea. A 11 de abril temos Ricardo III, de Shakespeare, por Tónan Quito, e Lear, numa encenação de Bruno Bravo, a 18 de abril. O mês fecha com a Coleção de Amantes, de Raquel André. 

A entrada para a sala faz-se por aqui. O espetáculo está quase a começar. Pedimos a todos que ocupem os seus lugares e desliguem os telemóveis, por favor. 

P.S.: Caso perca a sessão, as peças vão estar disponíveis em vídeo para ver e rever em qualquer altura.

View this post on Instagram

O D. Maria II está encerrado mas isso não significa distância dos seus espectadores. A partir de hoje, levamos à cena a iniciativa 'D. Maria II em Casa' para que não falte teatro na vida de todos.⁣ ⁣ ▪️ Todas as sextas e sábados, às 21h, assista a um espetáculo na recém-criada Sala Online do D. Maria II, situada à distância de um clique.⁣ Amanhã estreamos o primeiro espetáculo: Montanha-Russa, de Inês Barahona e Miguel Fragata. ⁣ ▪️ Porque no D. Maria II o palco também é seu, damos início ao 'Movimento D. Maria II em Casa'. Dê largas à imaginação e partilhe connosco o seu momento teatral (sozinho, a dois, ou em família)! Encene pequenas peças de teatro, recrie cenas famosas de teatro, cinema ou televisão, dê vida a histórias infantis, vale tudo! Só não vale sair de casa. Partilhe os seus vídeos nas redes sociais com #dmariaiiemcasa, #teatroemcasa e #ficoemcasa. Quando o 'Movimento D. Maria II em Casa' terminar, haverá prémios para os mais originais.⁣ ⁣ ▪️ Todos os dias, saiba mais sobre o mundo do Teatro com os desafios que preparámos para si, no Facebook e Instagram do D. Maria II.⁣ ⁣ Saiba mais no link da Bio.

A post shared by Teatro Nacional D. Maria II (@tndmii) on

3 – Indiefrente à quarentena

Às quintas e sextas, o que nos dão é música e não nos queixamos! Artistas de todos os cantos do mundo entram nas nossas casas com live performances e DJ sets no canal de YouTube que somos convidados a ver, ouvir e subscrever. A agenda vai sendo partilhada e comunicada no Instagram. Esteja atento!

View this post on Instagram

Primeira semana de isolamento voluntário e não podemos ficar indiferentes. Queremos enviar uma mensagem de força para todos os nossos amigos, dj’s, artistas, músicos, produtores e promotores de eventos, clubes, restaurantes, lojas de discos e espaços culturais. A situação que estamos a enfrentar causada pelo Corona Vírus é devastadora para todos nós, e os sucessivos cancelamentos e adiamentos de eventos demonstram a enorme responsabilidade partilhada e o esforço colectivo que é necessário adotarmos agora. Nesta fase é extremamente importante respeitarmos as medidas de prevenção recomendadas pelas Direcção-Geral da Saúde, ficarmos em casa, lavarmos as mãos regularmente, cuidarmos de nós e dos outros. É tempo de desacelerar e reinventarmos as nossas interações. Nestes últimos 6 dias temos estado a criar, com as ferramentas que temos, um espaço virtual onde podemos continuar a partilhar o trabalho da nossa comunidade artística e criar um momento indiefrente nas nossas casas. “estamos de quarentenas mas é indiefrente” é um canal de YouTube que convida a conhecer os artistas nas suas casas e que terá transmissão em directo às quintas e sextas-feiras com live perfomances e DJs sets com horários e Line Up a anunciar. Em modo de celebração, hoje faremos uma warm-up em casa com a nossa primeira actuação das 15h às 17h da nossa querida amiga Maria P. Resta-nos dizer que quanto mais responsáveis formos agora, mais cedo voltaremos a poder abraçar-nos e celebrar a vida nos nossos finais de tarde. Para já, vemo-nos em casa! Link do canal de YouTube na bio para ver, ouvir e subscrever. #staysafe #stayhome Deixamos um agradecimento especial ao @umacouve, @maria.pandiello, ao @francisdbug , ao @michielgardner, ao @vitorjoaquim.pt, ao @ruicacilhas, ao @jonratty e à @kruelladenfer pela disponibilidade e pela ajuda na nossa fase de criação e de testes. 🌴

A post shared by indiefrente (@indiefrente) on

4 – Porta de entrada para a arte e a cultura

Explorar obras de arte em alta definição, experienciar a cultura a 360 graus, embarcar numa visita guiada a locais e marcos históricos famosos, descobrir as coleções dos museus, galerias e institutos do mundo, navegar pelos artefactos da pré-história até à atualidade, descobrir a arte pelas cores, explorar o mundo espacial, encontrar estranhos e maravilhosos mundos, ver grandes conceitos explicados, ensaiar com a tecnologia, espreitar a vida de artista, entrar nos museus, conhecer os ancestrais e redescobrir a herança… Sem sair de casa, aqui exploramos a arte e a cultura por todo o mundo. Vamos?

5 – Capitão Fausto em filme

Começa com algumas indicações pertinentes. Evite ver no telemóvel. Ligue umas colunas, “de jeito”, ao computador ou à televisão. Na falta de melhor, use uns phones. Se tem uma Smart TV, vá às definições desligar a função de Motion Smoothing. Agora sim, está pronto para se deleitar com um bom filme. Este é de Ricardo Oliveira e chama-se Pontas Soltas. É um documentário-concerto com os Capitão Fausto, agora disponibilizado na íntegra no canal de YouTube da banda. Até agora tinha ficado apenas pelos festivais de cinema, galardoado com diversos prémios. Chegou a promessa de estrear em casa. E assim foi… O prometido é devido!

6 – Passado, presente e futuro de uma gnration

Nasceu com a Capital Europeia da Juventude, Braga 2012, como um espaço de criação, performance e exposição da música contemporânea e da relação entre arte e tecnologia e assim ficou, a receber e dar a conhecer o que de melhor se faz dentro e fora das fronteiras portuguesas. Na impossibilidade de continuar de “porta aberta”, à moda bracarense, apela a que se fique em casa e se consuma cultura. O gnration ajuda. Porquê? “Não há razão para ficarmos longe quando estamos juntos nisto.” Há playlists do que se viu e do que se vai ver em palco. Há músicos convidados a darem música. Há canções à porta fechada. Há exposições, instalações e espetáculos de comunidade retratados em peças documentais. Há arte em sinergia com a tecnologia. E tudo isto termina com um apelo importante: apoie artistas.

View this post on Instagram

Continuamos juntos em www.gnration.pt

A post shared by gnration (@gnration) on

7 – Ao público que nunca abandonou o Politeama

Esta é a retribuição de Filipe La Féria. A poesia e a alegria contagiantes, “de que todos precisamos neste momento”, abrem o caminho de uma das salas mais icónicas do teatro português. A programação semanal dá-se a conhecer por aqui. Esta semana pode ver Peter Pan, de 9 a 12 de abril, transmitido em direto às 15h. De 10 a 13 de abril, é a vez de Jesus Cristo Superstar: Making Of, às 21h30.

Começamos a semana com uma programação de luxo com os maiores atores portugueses em palco para nos contar a história da ...

Publicado por Teatro Politeama - Filipe La Féria em Domingo, 5 de abril de 2020

A magia da Broadway também chega a casa! Com um plano de assinatura mensal ou anual, pode ver ou rever os melhores espetáculos. Para o mês de abril estão agendadas as estreias de Moses/Noah/Johan, Jesus Christ Superstar, Billy Elliot, The Last Five Years e Sextette.


Publicado 08-Abr-2020  /  15:27