Sem aulas à hora marcada ou um personal trainer a incitar ao exercício, pode ser mais complicado manter a rotina. Nesta batalha, a inércia não pode sair vencedora!
Preparar o saco do ginásio, verificar as horas e as vagas das aulas prediletas, ou simplesmente marcar na agenda “ir ao ginásio” como forma de exercitar corpo e aliviar a mente. O ginásio não é só um espaço onde se faz exercício físico. É onde aliviamos o stress, onde tiramos algum tempo para pensar, onde nos divertimos em grupo ou nos desafiamos com os amigos.
Neste espaço, há tudo o que precisamos para a prática de exercício, quer sejam as máquinas, o personal trainer, ou o professor da aula a ensinar cada passo e a incentivar a que nos desafiemos ao próximo nível. Para quem está habituado a esta rotina e ao treino acompanhado, exercitar em casa pode não parecer tão desafiante e estabelecer rotinas de exercício pode não ser tão fácil. Não é a mesma coisa, mas há formas de continuar a pôr o corpo a mexer!
Vamos, primeiro, a algumas dicas simples:
- Defina horários e dias para se exercitar. Se ia sempre à hora de almoço ou ao final do dia, continue a reservar essas horas. Se fazia ginásio três vezes por semana, de nada vale agora reservar os sete dias. Mantenha os hábitos!
- Crie uma playlist motivacional, para ajudar a manter o foco e a dar o boost de que precisa para o cérebro se focar no que está a fazer;
- Utilize os planos de treinos disponíveis online. Muitos ginásios estão a promover aulas virtuais ou planos de treinos para os seus associados. Faça exercício por conta própria, mas com orientações de quem sabe!
- Não desmotive pela falta de material. Claro que os pesos dos ginásios ou as máquinas de abdominais são mais apropriadas para o exercício, mas não significa que seja impossível fazê-lo sem eles! Garrafões de água, mochilas com peso lá dentro, tudo são alternativas para se desafiar!
- Não repita sempre os mesmos exercícios. O corpo também cria hábitos, pelo que variedade é palavra de ordem quando está a fazer desporto! Foque-se em exercícios por zonas – pernas e glúteos, braços, abdómen – e vá variando ao longo da semana. Não se esqueça de reservar um dia para cardio!
- Alongar é sempre necessário. Mesmo que o nível de esforço pareça mais baixo, os alongamentos antes e depois da prática do exercício ajudam a prevenir lesões e a evitar dores no dia seguinte.
- Não se esqueça da hidratação! Se levava sempre uma garrafa para o ginásio, porque é que em casa seria diferente? Hidratar antes, durante e depois do exercício é fundamental.
Agora que já sabe os básicos para se exercitar sem sair da divisão, deixamos-lhe algumas sugestões para o incentivar a começar… ou a chegar ao próximo nível!
Em sentido!
Eles andam na rua a zelar pelo nosso bem-estar e segurança, mas não se esquecem de quem fica em casa e precisa de outras ajudas. As redes sociais da GNR já nos habituaram a publicações fora da caixa para uma força de segurança, com o humor a pontuar as publicações.
Agora, o serviço aos cidadãos toma uma nova forma. Se é ainda um iniciado nas lides do exercício, na página de Facebook e de Instagram da Guarda Nacional Republicana pode encontrar desafios diários de treinos em circuito, exercícios de cardio, alongamentos… Não prometemos que se torne um agente de segurança, mas pelo menos assegura-se de que o seu corpo tem algum movimento!
https://www.facebook.com/GuardaNacionalRepublicana/photos/a.258840950880298/2842098322554535/?type=3&theaterCampeonato na sala de estar
Com os grandes campeonatos temporariamente suspensos, também os grandes nomes do desporto se veem fechados em casa. Mas não é por isso que não fazem exercício e, já se sabe, o espírito competitivo não desaparece… A iniciativa da Nike, The Living Room Cup, consiste numa competição entre os atletas da marca e todas as pessoas que queiram entrar em jogo. Semanalmente é lançado um desafio na app, que os utilizadores poderão depois partilhar nas redes sociais.
Na primeira semana, foi o português Cristiano Ronaldo a lançar o desafio: 142 abdominais em 45 segundos. O recorde já foi batido pelo craque Rúben Dias, com 150 abdominais, mas até ao final da semana o feito pode ser batido por qualquer um! Depois, Ronaldo passa a bola, e aqui no sentido metafórico, para outro atleta Nike, que lançará outro desafio.
O Instagram como aliado
O Instagram sempre foi a rede social em que muitos exibiam os corpos de ginásio, as máquinas de ginásio, os balneários de ginásio… Com o isolamento, houve uma coisa positiva desta plataforma: deixamos de saber que as pessoas treinavam para ver as pessoas a treinar. Existem várias marcas e até mesmo influencers a partilhar planos de exercícios, a fazer diretos com aulas ou a criar desafios desportivos. O melhor é que também quem está a orientar o faz a partir de casa, mostrando que é possível fazer-se muito, com pouco. Os da Helena Coelho estão a fazer furor, por terem duas modalidades em simultâneo: uma para iniciantes e outra para avançados. Têm a duração de apenas 15 minutos e são acompanhados por um personal trainer. Alguns clubes, como o 1fight, também partilham exercícios.
Publicado 07-Abr-2020 / 14:37