Introduzir novas receitas e sabores diferentes na dieta alimentar é uma excelente forma de nos mantermos mentalmente ativos. Junta-se a nós na cozinha?


Se habitualmente já gosta de cozinhar, aproveite os momentos de pausa para se distrair na cozinha. Por outro lado, se nunca se deu propriamente bem entre tachos e panelas, esta é a altura ideal para demonstrar e aperfeiçoar os dotes culinários. Numa ou noutra situação, a regra é fazer o máximo por manter uma alimentação equilibrada, um dos pontos-chave da Organização Mundial de Saúde. Ponha o avental, vá buscar as panelas ao fundo do armário e siga… Mãos à obra! Estas são algumas das receitas incríveis que queremos partilhar para experimentar durante este isolamento:

1 – Pão caseiro com poucos ingredientes

Nem precisa de amassar! A receita é da chef Filipa Gomes, partilhada no Instagram e que depressa se tornou um sucesso. O nome que a apresentadora deu ao pão diz tudo: PÃOdemía. Para seguir a receita só precisa de ter em casa farinha, fermento de padeiro seco e sal. Se lhe falta algo, aponte na lista da próxima ida ao supermercado. Acredite: não vai querer perder esta receita! “Qualquer pessoa consegue fazer”, garante. A consistência é fofa no miolo, com uma crosta bem crocante. Segundo a chef, a mesma receita serve também para fazer uma espécie de focaccia e até uma base de pizza.

View this post on Instagram

(Vídeo completo no IGTV - é só clicar) Como prometido, aqui fica a receita do PÃOdemía! Agora que estamos todos em casa, um pãozinho óptimo e basico, que QUALQUER pessoa consegue fazer. As medidas são quase a olho (na proporção de 2 volumes de farinha para 1 de água) e a massa não precisa de ser amassada, só misturada! 3 chavs de farinha (cerca de 420gr) 1chav e 1/4 a 1/2 de água (300-360ml) 1 c cafe de fermento de padeiro seco 1 c chá de sal Misturar tudo, (comecem por juntar só 1 chav e 1/4 e se for necessário, juntem o resto) e deixar levedar por 8-12horas (ou até 24h). Quando esse tempo passar, enfarinhar bem a bancada (ou papel vegetal, que fica mais fácil) e deitar a massa. Puxar de fora para dentro algumas vezes até formar uma bolinha. Virar a costura para baixo e deixar descansar tapado enquanto se pre-aquece o forno a 250° com uma panela la dentro (de ferro, de preferência, e que tenha tampa). Assim que estiver escaldante, passem a massa para dentro da panela, tapem e levem ao forno por 30minutos. E a magia acontece! Tirem a tampa e assem mais uns 10minutos para uma crosta bem crocante. ?NOTAS EXTRA: Diferentes farinhas têm diferentes poderes de absorção. Por isso sugiro não juntarem logo a água toda. Caso contrário vão ter a tentação de juntar mta farinha quando é tiverem a amassar, antes de ir ao forno, e vai ficar um pão mt pesado. E QUEM NÃO TEM PANELA DE FERRO? - usem uma panela de barro, de inox, de esmalte etc, que tb da! Desde que fique bem quente e faça efeito estufa. (confirmem que pode ir ao forno, que não há borrachas, madeiras nem plásticos.) E tb da para fazer num tabuleiro destapado. Fica baixo, mais tipo focaccia, (porque não tem a humidade que a tampa provoca e que o faz crescer). Reguem com um fio de azeite e juntem pedaços de presunto e queijo que possam ter a sobrar aí em casa, é delicioso! (E pizza? tenho a certeza que funciona!) Portanto, é pão para todos! Espero que gostem deste vídeo e que este Pãodemía vos ajude a passar estes dias de aperto e incógnita. Cuidem de vocês ♥️

A post shared by Filipa Gomes (@_filipagomes_) on

2 – Tofu mexido

A receita foi tão pedida que Joana Limão acabou a partilhar nos stories o passo a passo para esta alternativa perfeita aos ovos. Atenção que não precisa de se declarar vegan para seguir esta receita! É tão ideal para quem eliminou o consumo de produtos de origem animal da dieta como para quem procura apenas dar um descanso aos ovos na ementa da semana. Esta receita é perfeita para introduzir novos sabores no regime alimentar, não fosse o segredo estar nas especiarias: paprica, curcuma e alho. No final dos stories, a food stylist deixa a sugestão para um “almoço deli-style”.

View this post on Instagram

??‍? o meu tofu mexido já está todo explicado nos destaques do perfil ???‍♀️ quem vai experimentar? . . . #pleaseconsiderfood #tofumexido #mexidinhodetofu #scrambletofu #veganscramble #scrambledtofu #receitasvegan #saudaveledelicioso #plantbasedfood #veganfoodshare #alimentacaosaudavel #alimentacaonatural #nongmo

A post shared by Joana Limão | natural living (@joanamlimao) on

3 – À portuguesa: massada de bacalhau (ou camarão)

O Instagram da Teresa Cameira deixa-nos de água na boca. Por lá encontra receitas de doces como trufas de chocolate e coco, bolo de bolacha, panquecas de mirtilo, bolachas de manteiga de amendoim ou cookies vegan. Há também um risoni de cogumelos e espinafres – com apenas cinco ingredientes e que demora 25 minutos a estar pronto – que teve entrada direta para a lista de experimentos dos próximos dias. Mas o que nos levou até lá foi uma massada de bacalhau que a autora do blogue A Cozinha da Ovelha Negra fez num insta live com Catarina Mira (a versão que a atriz fez foi de camarão). As cooking classes em conjunto têm sido regulares, por isso esteja atento ao Instagram de ambas para não perder pitada.

4 – Brownies sem açúcar e sem glúten

Seja por uma questão de dieta, seja mesmo por restrição alimentar, é sempre bom ter à mão uma receita de doce alternativa que nada fica atrás da original. Esta versão da Frederica junta a batata-doce ao cacau em pó e resulta na perfeição. É ligeiramente diferente dos típicos brownies de chocolate mas, com certeza, vai adorar!

5 – Sobremesa saudável (e superfácil de fazer!)

Da Frederica fomos até ao Instagram da Vanessa Martins (que foi a pessoa que criou a marca) e de lá saímos com uma sobremesa saudável com apenas três ingredientes. É possível? Se é! Nunca foi tão fácil comer bem e com tanto sabor. “Mamão, papaia, o que vocês tiverem à mão ou conseguires comprar”, começa por dizer a atriz, que confessa estar “viciada”. Sobremesa, pequeno-almoço, snack, lanche… Dá para tudo!

View this post on Instagram

Aprendi a fazer esta sobremesa e fiquei viciada. Já viciei toda a minha equipa, fiz no Natal e desde então compro papaia sempre só para fazer esta sobremesa! São só precisos 3 ingredientes! Experimentem e digam me o que acharam!

A post shared by Vanessa Martins (@vanesssamartins) on

Vamos a isto? Qual das receitas vai experimentar primeiro?


Publicado 06-Abr-2020  /  12:21