No mês de abril, a cultura não sai à rua. Mas não se preocupe. Não a perdemos de vista! Sem colocar o pé em risco, a cultura pede licença para entrar em casa. Só tem de abrir a porta!
1 – Porta aberta na Casa Fernando Pessoa
Não é a mesma pela qual se faz a entrada habitualmente, mas não deixa de ser uma porta de entrada para o mundo de Fernando Pessoa. Nos dias úteis, a partir das 16h, a equipa da Casa Fernando Pessoa lê poemas e textos curtos ao telefone de quem está afastado das redes sociais. As inscrições fazem-se pelo 914 342 537, por chamada ou SMS, entre as 10h e as 14h.
Inscreva-se, passe a palavra e fique ligado pela poesia!
https://www.instagram.com/p/B-NJ09ips0V/2 – Tragédia uma vez à semana
Abrem-se as portas ao teatro. Até 25 de abril, há um novo espetáculo do Teatro D. Maria II todas as sextas e sábados às 21h. As sextas-feiras estão reservadas às tragédias, com Agamémnon e Electra, de Tiago Rodrigues, marcadas para o dia 10 e 17 de abril, respetivamente. Já no dia 24, sobe ao palco a encenação de Mónica Garnel com Antígona.
Aos sábados assiste-se aos clássicos em versão contemporânea. A 11 de abril temos Ricardo III, de Shakespeare, por Tónan Quito, e Lear, numa encenação de Bruno Bravo, a 18 de abril. O mês fecha com a Coleção de Amantes, de Raquel André.
A entrada para a sala faz-se por aqui. O espetáculo está quase a começar. Pedimos a todos que ocupem os seus lugares e desliguem os telemóveis, por favor.
P.S.: Caso perca a sessão, as peças vão estar disponíveis em vídeo para ver e rever em qualquer altura.
https://www.instagram.com/p/B99zQpqpUzQ/3 – Indiefrente à quarentena
Às quintas e sextas, o que nos dão é música e não nos queixamos! Artistas de todos os cantos do mundo entram nas nossas casas com live performances e DJ sets no canal de YouTube que somos convidados a ver, ouvir e subscrever. A agenda vai sendo partilhada e comunicada no Instagram. Esteja atento!
https://www.instagram.com/p/B93wybkndIi/4 – Porta de entrada para a arte e a cultura
Explorar obras de arte em alta definição, experienciar a cultura a 360 graus, embarcar numa visita guiada a locais e marcos históricos famosos, descobrir as coleções dos museus, galerias e institutos do mundo, navegar pelos artefactos da pré-história até à atualidade, descobrir a arte pelas cores, explorar o mundo espacial, encontrar estranhos e maravilhosos mundos, ver grandes conceitos explicados, ensaiar com a tecnologia, espreitar a vida de artista, entrar nos museus, conhecer os ancestrais e redescobrir a herança… Sem sair de casa, aqui exploramos a arte e a cultura por todo o mundo. Vamos?
5 – Capitão Fausto em filme
Começa com algumas indicações pertinentes. Evite ver no telemóvel. Ligue umas colunas, “de jeito”, ao computador ou à televisão. Na falta de melhor, use uns phones. Se tem uma Smart TV, vá às definições desligar a função de Motion Smoothing. Agora sim, está pronto para se deleitar com um bom filme. Este é de Ricardo Oliveira e chama-se Pontas Soltas. É um documentário-concerto com os Capitão Fausto, agora disponibilizado na íntegra no canal de YouTube da banda. Até agora tinha ficado apenas pelos festivais de cinema, galardoado com diversos prémios. Chegou a promessa de estrear em casa. E assim foi… O prometido é devido!