Reconhecer que este é um período conturbado para todos é o primeiro passo para combater o stress.
É mais fácil suportar a ansiedade do momento quando pensamos que milhões de outras pessoas partilham dos mesmos medos. A verdade é que não temos controlo sobre o que se passa à nossa volta, mas podemos ter sobre a forma como pensamos e agimos. É o controlo sobre o nosso próprio bem-estar e sobre o bem-estar dos que nos rodeiam que deve ser o foco principal. Cuidar da saúde mental é tão importante quanto proteger a saúde física, em qualquer situação mas, sobretudo, na mudança.
https://www.instagram.com/p/B9r7tQtpGxf/Em março, a Organização Mundial da Saúde salientou a importância de não se desvalorizar quem sofre com a ansiedade ou com outras doenças psicológicas e psiquiátricas durante o surto da pandemia.
https://www.facebook.com/ordemdospsicologos/videos/2534918683416917/Alguns conselhos para lidar com uma situação de isolamento mantendo o bem-estar
A Associação Nacional de Estudantes de Psicologia partilhou no Instagram uma lista de conselhos para ajudar a lidar com as preocupações consequentes da covid-19. O objetivo é que as pessoas se cuidem, ao mesmo que tempo que permanecem alertas.
- É importante saber que é normal sentir-se mais ansioso, desorientado ou frustrado;
- Mantenha hábitos de sono saudáveis;
- Aproveite o tempo para fazer atividades de que gosta;
- Procure manter um contacto regular com família e amigos;
- Informe-se apenas através de fontes oficiais e credíveis e defina um horário para consultar as notícias do dia;
- Tenha em mente que o isolamento é uma medida de responsabilidade social para todos!
- Procure manter a rotina habitual dentro do possível;
- Ajude a família e os amigos a gerir a ansiedade.
Como lidar com o stress
Uma das primeiras medidas tomadas pela Ordem dos Psicólogos desde o início do surto foi a tradução e a partilha dos materiais de apoio divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre como lidar com o stress no surto de covid-19 e como ajudar as crianças a lidar com o stress no surto de covid-19.